PUBLICIDADE

Curiosidades - Tereré

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Para se tornar uma Guampa de Tereré, o chifre é extraído do boi, esvaziado e fica enterrado na lama por uns 15 dias para acabar com as impurezas, onde só depois é que fica pronta para o uso.
Por tradição, em uma roda de tereré, deve-se servir o tereré em sentido anti-horário, devido ao movimento feito pelos laçadores.
Quem tem o costuma de tomar tereré é também chamado de matoneiro (vem de erva-mate)
Na gíria matoneira, uma roda de tereré é também chamada de gabada (porém pouco usado)
A constituição da erva do tereré é de 50% de folhas e 50% de galhos (finos) da sua árvore, enquanto a do chimarrão é de 70% de folhas e 30% de galhos (muito finos)
Quando uma pessoa não quer mais ser servida em uma roda de tereré, basta (deve), ao devolver a guampa ao servidor, dizer “obrigado”.
A extremidade da bomba do tereré, que se põe na erva, possui um lado chato e outro convexo, enquanto a do chimarrão possui os dois lados convexos
Os peões de comitiva, tomam tereré com água dos rios por onde passa a comitiva, logo o tereré deles não é gelado, apenas frio.
Uma corrente diz que esses peões (pantaneiros) tomam o tereré, porque a água do pantanal e imediações é salobra e com a erva esse gosto é amenizado.

0 comentários:

Postar um comentário




Banner1

Banner2

Banner3