PUBLICIDADE

Tudo sobre terere: grafia, origem, características, consumo, saude, no Paraguai e no Brasil, etc :)

sábado, 27 de novembro de 2010

O tereré ou Téres é uma bebida feita com a imersão da erva-mate (Ilex paraguariensis), de origem guarani. É consumida diariamente com água gelada, sucos, hortelã (Mentha arvensis), cedrón (Lippia citriodora), peperina hortelã, limão, coco (Allophyllus edulis), até adicionada a alguns refrigerantes entre outros.
A origem do tereré data da invasão europeia por castelhanos e portugueses, quando era usado pelas tribos guarani, nhandeva, kaiowá e outra etnias chaquenhas, muito antes da Guerra do Paraguai e da Guerra do Chaco (entre Paraguai e Bolívia, 1932-1935), quando as tropas começaram a beber mate frio para não acender fogos que denunciariam sua posição, isso possivelmente na região de Ponta Porã, que na época pertencia ao Paraguai.
Outra versão paraguaia da origem do tereré diz respeito a mensú (escravos ervateiros do nordeste do Paraguai e da Argentina, até meados do século XX). Eles foram surpreendidos pela capangas fazendo fogo para tomar mate e seriam brutalmente torturados, por isso escolheram se alistar em fileiras do exército paraguaio, introduzindo este costume.Outra versão da origem é que os indígenas ao levarem o gado de um lugar para outro em comitivas, usavam a erva para coar a água dos rios, evitando, assim a doença barriga d'água.No entanto, crê-se que o tereré desde a invasão da América já era ingerido pelos índios Guarani e que por volta do século XVII os jesuítas aprenderam com eles as virtudes do mate (ka'a em guarani). Os mesmos jesuítas elogiavam os efeitos da erva, que dava força e vigor e matava a sede mais do que a água pura. A infusão é riquíssima em cafeína, daí o poder revigorante. Segundo alguns, os índios Guarani, além de tomar mate (ou tereré) usando como bombilho (canudo para chupar a infusão) ossos de pássaros e finas taquaras (pois ainda não existiam as bombas de metal), também fumavam a folha bruta da erva-mate e usavam-na como rapé.
A palavra é onomatopeica tereré, referindo-se ao som emitido pela última chupada do bulbo. Esse som é tacitamente exigido dentro da cerimônia do tereré, uma vez que confirma que todo o líquido foi consumido, deixando o recipiente pronto para a próxima pessoa. O tereré é consumido tanto no verão como no inverno, dia e noite: não há calendário para o seu consumo.O tereré em rodas de bate-papo é indispensável.Mas consumido com remédios refrescantes pela manhã a partir das 9 horas serve para abrir o apetite, onde adultos e crianças podem consumir, sem dizer, que é um ótimo diurético.
No Paraguai o tereré tem um sentido tradicional, medicamentoso e até mesmo cerimonial. É um símbolo de amizade. O tereré com remédios refrescantes é ingerido pela manhã, enquanto o da tarde ou da noite é engolido sem qualquer adição. Há pausa em todo o serviço para se consumir o tereré de manhã e a tarde. E em Mato Grosso do Sul, é consumido a todo momento, é uma bebida apreciada por todos, desde crianças até os mais velhos e sempre o mais novo serve o mais velho, só pode parar se agradecer e todos da roda de tereré ouvirem.
Por sua proximidade com o Paraguai, os estados do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo (especialmente o oeste do estado), são os maiores apreciadores do mate gelado. Por conta da migração inter-regional, pode-se observar o hábito em alguns outros estados, notadamente no Mato Grosso, em Rondônia e também no Acre.

0 comentários:

Postar um comentário




Banner1

Banner2

Banner3